ÍNDICE
- 1 Dê um gás em seus processos para aumentar suas vendas
- 2 Processos internos
- 3 Processos comerciais
- 4 Aprimore o atendimento para aumentar as vendas
- 5 Foque na qualidade dos produtos
- 6 Aumentar as vendas para clientes únicos
- 7 Marque presença nas redes sociais
- 8 Fique de olho nas datas comemorativas
- 9 Considere mudar de nicho
Não sabe como aumentar as vendas? O ano de 2020 vem sendo, de longe, um dos mais atípicos da história recente, sobretudo para os empreendedores. A pandemia da COVID-19 fez com que as economias despencassem em poucos meses. De quebra, o faturamento das empresas diminuiu, e os funcionários passaram a enfrentar o fantasma da demissão e do desemprego.
Segundo o IBGE, no primeiro trimestre deste ano, a taxa de desocupação no Brasil foi de 12,2% (em 2019, o número figurava na casa dos 11% no quarto trimestre). No segundo trimestre, momento em que o país sofreu os piores efeitos do coronavírus, a economia encolheu nada mais nada menos que 9,7%, um tombo superior a 11% quando comparado ao mesmo período de 2019.
Estamos trazendo esses dados para você ter em mente que o desajuste não acontece somente com você ou sua família. E, por isso, não é hora de desanimar caso as vendas fujam do cenário imaginado — e necessário.
Com a retomada das atividades econômicas, a tendência é de que as coisas comecem a voltar a algo mais próximo da normalidade. É verdade que tudo será diferente, e vamos precisar de bastante resiliência e calma para enfrentar esse contexto desconhecido.
Contudo, algumas ferramentas e dicas podem ser úteis na hora de planejar ações para atrair clientes e aumentar as vendas do seu negócio. Continue acompanhando e descubra as principais!
Dê um gás em seus processos para aumentar suas vendas
A estruturação ou reestruturação dos processos internos e comerciais desempenha um papel fundamental para o sucesso do negócio. Confira a seguir.
Processos internos
Na parte interna, os processos devem estar bem alinhados e otimizados para evitar gargalos. Aqui, vale uma atenção especial aos mais burocráticos que, embora não aparentem, têm tudo a ver com o sucesso das vendas.
Processos corretamente alinhados permitem que a equipe trabalhe com foco no que é importante para o seu negócio: as vendas! Assim sendo, falta de organização bem como atrasos, podem gerar frustração no cliente e refletir de forma negativa nos resultados.
Processos comerciais
Já o processo comercial é aquele que efetivamente conduz clientes e potenciais clientes para a concretização das vendas. Portanto, observe como se dá a captação de leads, ou clientes potenciais, do seu negócio.
Entenda como você pode melhorar esses canais em busca do incremento da visibilidade. Caso já tenha um processo, revise-o. Veja onde é possível otimizá-lo, reduzir custos e melhorar sua eficácia.
Aprimore o atendimento para aumentar as vendas
Os cliente andam mais indecisos e receosos de consumir. Por isso, o processo de vendas exige atenção aos detalhes e muita paciência. Com toda certeza, o bom vendedor, agora, precisa ser mais do que persuasivo: é necessário acolher as dores do cliente e se conectar aos desejos dele, demonstrando prontidão em ajudar.
As micro e pequenas empresas têm vantagens competitivas importantes nesse quesito, assim sendo: são capazes de oferecer uma melhor experiência de atendimento, aumentando a proximidade com os clientes e, a partir do treinamento, identificando mais facilmente o que ele valoriza.
Como vai seu atendimento? Você tem canais diretos com seus clientes? De que maneira acontece a personalização nesse caso? A equipe está bem treinada? Em síntese, todos esses pontos são fundamentais para ganhar pontos frente à concorrência!
Foque na qualidade dos produtos
Para vender mais e melhor, é preciso que os produtos e serviços disponibilizados entreguem qualidade real. Dessa forma seja criterioso, portanto, ao escolher seus fornecedores.
Antes de mais nada, melhor demostrar todo esse cuidado do que trazer depoimentos de pessoas que consomem seus produtos ou serviços. Por certo, aposte em uma rede de bons clientes, que topem falar de modo sincero a respeito do assunto. Isso gera confiança e fidelidade.
Aumentar as vendas para clientes únicos
A princípio, a conquista de clientes está cada vez mais difícil. Nesse cenário, um caminho mais curto é melhorar o ticket médio dos clientes atuais, que já conhecem você e sua marca.
Agregue novos serviços e produtos ao portfólio, promova uma pesquisa e procure entender o que os clientes procuram quando buscam negócios semelhantes ao seu. Desta forma, observe o que a concorrência faz ou no que ela deixa a desejar, aprimorando seu negócio com essas variáveis em vista.
Além disso, preze por uma boa gestão de estoque para identificar produtos e serviços complementares que possam ser oferecidos em conjunto.
Marque presença nas redes sociais
É verdade, as redes sociais são excelentes catálogos para seus clientes! Aposte em abordagens convidativas e diferenciadas. Ao mesmo tempo, ofereça mais que seus produtos, fale sobre ocasiões de consumo, dê dicas a respeito do universo e desafios enfrentados por eles.
Use o espaço para divulgar seu site, suas ofertas etc. Portanto, uma boa ideia é fazer promoções exclusivas voltadas aos seguidores, ou mesmo realizar sorteios. As redes sociais servem para mostrar quem você é, o que você vende, quem já comprou de você e, claro, para fortalecer o relacionamento.
Fique de olho nas datas comemorativas
As datas comemorativas são ótimas oportunidades para incrementar as vendas! Dessa maneira, fique de olho no calendário de marketing promocional e identifique as situações oportunas para o seu negócio.
Depois de fazer a seleção, utilize as redes sociais para aumentar as vendas ainda mais durante o período. Assim também, comunique com antecedência o que seu negócio irá oferecer para a data em questão. Assim, podem ser descontos progressivos, promoção, brinde… deixe a imaginação ganhar asas!
Outra dica interessante é investir em outras comunicações digitais, como o e-mail marketing e o envio de mensagem pelos aplicativos.
Considere mudar de nicho
Seu nicho está sendo muito afetado e você está acabando com as “balas na agulha” para seguir nele? Desta forma, pense em mudar de ramo para melhorar o desempenho!
A revenda de produtos eróticos pode ser uma boa escolha nesse momento já que, inicialmente, não é necessário nenhum conhecimento prévio para ingressar no mercado. Além disso, trata-se de um espaço em que o bom atendimento gera ainda mais clientes!
Você pode fazer uma pesquisa para identificar os melhores produtos eróticos para revender e investir em um kit de revenda para iniciantes. A Distribuidora Sex Shop conta com uma série de kits que lhe ajudam a entrar no segmento; neles se encontram os itens mais básicos e populares entre os consumidores, aumentando sua chance de sucesso!
É impossível deixar de ressaltar que o mercado erótico representa um dos segmentos mais promissores ao falar de lucro. Por tanto, dependendo de como o negócio avança, essa pode se tornar até sua principal fonte de receita, especialmente se você souber como aumentar as vendas. Vale a pena conhecer melhor a área!
Quer ficar ainda mais por dentro do tema? Entre em contato com a nossa equipe de vendas e, mesmo durante a pandemia, colha bons frutos!
Sobre a(o) Autor(a)
Waleviska é uma autoridade no assunto de sexualidade e produtos eróticos, além de ser uma empreendedora e proprietária da empresa DSS Distribuidora Sex Shop. Com o seu e-book Vibra-se Mulher, ela mostra sua expertise e conhecimento no tema. Sua missão é acabar com os tabus e dúvidas sobre sexo e está pronta para ajudar todas as suas leitoras(es) a entenderem mais sobre esse universo.
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