A rotina de quem trabalha com a revenda de produtos eróticos nem sempre é bem organizada. Afinal, a área das vendas tende a ser um pouco imprevisível. Contudo, essa falta de organização traz prejuízos e, para evitá-la, é essencial realizar um bom planejamento anual.

Pensando nisso, elaboramos este post. Nele, você vai descobrir qual a importância desse planejamento e quais são os passos básicos para elaborar o seu. Achou interessante? Então, continue a leitura e tenha mais sucesso com a sua revenda!

Qual a importância de se fazer um planejamento anual?

Não se engane: o sucesso de um negócio está intimamente ligado a um bom planejamento anual. Pode parecer complicado no início, mas sem uma gestão eficiente, dificilmente sua revenda trará os resultados desejados. Por isso, é preciso reservar um momento na sua rotina para elaborar os passos do próximo ano.

É com base no planejamento anual que você conseguirá perceber como seu negócio pode ser expandido, quais pontos precisam de melhorias e quais estão trazendo bons resultados. Nele, também pode-se definir os objetivos para o próximo ano e quais serão as estratégias usadas para alcançá-los. Dessa forma, além de trazer mais organização para a sua rotina, esse planejamento tornará seu trabalho mais profissional, eficiente e lucrativo.

Como fazer um planejamento anual?

Agora que você já sabe o quanto o planejamento anual é importante para o sucesso de seu negócio, deve estar se perguntando como ele deve ser feito, certo? Não se desespere. É exatamente isso que mostraremos agora. Veja!

Analise o negócio

Um bom planejamento anual deve sempre começar por uma análise. Ela precisa ser feita com bastante cautela para que você possa reunir o maior número de informações possível sobre o seu negócio. Para isso, será necessário realizar uma série de perguntas, como:

  • Qual é a sua demanda atual?

  • Quantos clientes fiéis você tem?

  • O que eles costumam comprar?

  • Qual a quantia média que eles gastam com seus produtos?

  • Qual o seu lucro atual?

  • Seu negócio cresceu no último ano?

  • Caso ele tenha crescido, o que colaborou para esse crescimento?

  • Sua metas do último ano foram batidas?

  • Quais reajustes serão necessários para o próximo ano?

  • Quais produtos você precisará inserir no seu catálogo?

Ao responder essas perguntas, você conseguirá obter um quadro geral de como está o seu negócio atualmente. Com isso, será muito mais simples compreender quais pontos precisam de mais atenção e melhorias.

Verifique as melhores datas para venda

Outro ponto essencial que deve ser bem analisado no seu planejamento anual são as datas mais propícias para a venda. Pense bem: já que o seu negócio é a revenda de produtos eróticos, quais datas do ano mais despertam o interesse do público nesse tipo de mercadoria? 

O dia dos namorados certamente passou pela sua cabeça, não é mesmo? Essa data é um dos melhores momentos para você investir mais na sua revenda. Afinal, durante esse período, os casais querem realizar fantasias e ter momentos mais picantes. Por isso, abasteça bem o seu estoque, ok?

No entanto, ela não é a única. Comemorado em 6 de setembro, o dia do sexo, por exemplo, não é uma data tão famosa. Mas, com um bom planejamento, ela pode render bastante lucro. Então, não se limite apenas às datas mais convencionais e procure por outros momentos que possam ser usados para alavancar suas vendas!

Saiba quais produtos fazem mais sucesso

Para manter seu negócio sempre ativo, você deve conhecer bem os produtos que revende, principalmente aqueles que fazem mais sucesso. Nesse sentido, uma boa dica é realizar as seguintes perguntas:

  • Quais produtos foram mais vendidos no último ano?

  • Qual é o preço desses produtos?

  • Quanto lucro eles geraram?

  • Em média, quanto tempo eles ficam parados no estoque?

  • Qual perfil de cliente mais busca por esses produtos?

  • Será necessário reajustar o preço desses produtos?

Obtendo as respostas dessas questões você conseguirá saber a melhor forma de usar os produtos mais vendidos no seu planejamento anual. Será possível, por exemplo, estabelecer os momentos certos para reabastecer o estoque, para quais tipos de cliente você pode oferecer essa mercadoria e até ter uma ideia do retorno que ela pode gerar.

Defina metas

Sem dúvidas, o crescimento de qualquer negócio depende muito do estabelecimento e do cumprimento de algumas metas. Elas são importantes para que você possa entender onde quer chegar e qual crescimento espera, podendo ser voltadas para diferentes pontos do seu negócio. Veja:

  • meta de clientes a serem conquistados;

  • meta de lucro semanal, mensal, trimestral ou anual;

  • meta de aumento no número de vendas.

Contudo, ao elaborar tais metas, lembre-se que elas precisam ser realistas e alcançáveis, contendo prazos e valores bem definidos. É essencial manter o pé no chão e equilibrar seus desejos com a realidade. Caso contrário, você estará apenas desperdiçando tempo e esforço em uma meta que não pode ser concretizada.

Elabore estratégias

Por fim, o último passo necessário na elaboração do seu planejamento anual são as estratégias. Explicando de uma forma simples, podemos dizer que as metas nos mostram o nosso destino final, o lugar onde queremos chegar. Mas como chegaremos nele? É nesse ponto que entram as estratégias.

Basicamente, para elaborar estratégias é necessário fazer a seguinte reflexão: como posso atingir os objetivos que foram definidos? Ou seja, se a meta é atrair novos clientes, como isso pode ser feito? Seria criando novas promoções? Investindo mais em marketing? Ampliando o leque de produtos do seu catálogo? 

A princípio pode parecer complexo, mas com uma breve análise você conseguirá entender quais ações são necessárias e como pode inovar no seu negócio! 

Agora você já sabe qual a importância do planejamento anual e conhece os passos básicos para elaborar o seu. 

No entanto, não se esqueça que um ponto fundamental é contar com um bom fornecedor, como a DSS — que tem em seu catálogo uma grande variedade de produtos disponíveis durante todo o ano. Afinal, você não quer ficar na mão quando for necessário renovar o estoque, não é mesmo?

E aí, gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o universo da revenda? Então, confira nosso próximo artigo e descubra como é a rotina de um revendedor de produtos eróticos!

 

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