As marcas estão inseridas no cotidiano das pessoas. Por conta disso, é comum que amigos indiquem produtos e serviços entre si com frequência. Você deve ter uma academia favorita, uma loja de roupas queridinha, um restaurante do coração e certamente já os recomendou a alguém, certo?

Nesse contexto, surge o marketing boca a boca. Também conhecido como marketing de indicação. Essa é uma ferramenta de comunicação antiga e segue a máxima de que seus consumidores são seus melhores vendedores. Sem dúvidas, trata-se de uma ótima estratégia para quem trabalha com revendas.

Para ter sucesso nessa empreitada, porém, algumas medidas são necessárias. Entre elas, podemos destacar um atendimento impecável, a criação de estratégias de fidelização e, claro, o domínio das novas tecnologias para fomentar as indicações também a partir do mundo online.

Quer saber mais sobre o tema? Então acompanhe este texto até o fim e veja como incrementar as suas vendas por meio do marketing boca a boca.

Por que o marketing boca a boca é importante para revendedoras?

Apesar de todas as tecnologias atualmente disponíveis e utilizadas em comunicação, o marketing boca a boca ainda é muito relevante, especialmente para revendedoras. É por meio de indicações entre conhecidos, por exemplo, que muitos negócios conquistam a chance de se expandir.

Atrair mais clientes é sempre um desafio e, comumente, é mais fácil fidelizar um antigo consumidor do que conquistar um novo. Por isso, as estratégias de fidelização e de atração de consumidores devem caminhar quase que simultaneamente.

Investir em um bom atendimento, oferecer produtos de qualidade e saber passar informações valiosas sobre os itens comercializados ajuda não só a fidelizar clientes já atendidos, como também a incentivá-los a indicar outros possíveis compradores.

A seguir, apresentamos algumas dicas de como fazer isso de forma bem-sucedida e, assim, expandir o seu negócio. Confira!

Como investir no marketing boca a boca?

O marketing boca a boca parte da indicação de um produto entre amigos, conhecidos e familiares. Foi a um bar que você gostou? Provavelmente você vai comentar sobre com pessoas próximas, e isso vale para os mais diferentes serviços.

Contudo, mesmo o marketing boca a boca precisa considerar a popularização de tecnologias como a internet e as redes sociais. A viralização de conteúdos online pode ser entendida como uma nova modalidade desse tipo de comunicação.

Portanto, é preciso tirar o melhor proveito desses dois mundos. Continue a leitura e veja como fazer isso de forma a fidelizar e atrair mais clientes. 

As estratégias tradicionais

Tradicionalmente, o marketing boca a boca pode se aproveitar de estratégias de encantamento. É por meio da conquista de um cliente que você consegue fazer com que ele indique novos compradores, para que eles também conheçam essa experiência satisfatória que ele está tendo.

Aqui, é importante saber dosar a prestatividade para não se tornar inconveniente. Lembre-se de que o marketing boca a boca negativo acaba sendo muito mais potente do que o positivo. Pense bem: se alguém fala que você deve comprar em tal lugar, você pode testá-lo ou não, afinal, outras pessoas costumam indicar várias boas lojas também; contudo, uma indicação negativa já dificulta bastante que você vá tirar a prova.

Uma boa estratégia pode ser oferecer brindes ou realizar sorteios. É possível condicionar a indicação de um amigo para participar de determinadas promoções. Você certamente já viu por aí estratégias promocionais na base do: “compre um, leve dois”; “indique um amigo e concorra a X”. Acredite, elas funcionam!

Outra forma de conquistar clientes por meio do marketing boca a boca é oferecendo um atendimento impecável. Conhecer o produto a fundo e saber tirar todas as dúvidas dos clientes sobre suas utilizações é uma forma de passar credibilidade e profissionalismo. Portanto, invista em conhecimento e conte sempre com fornecedores que ofereçam o suporte necessário.

Também é interessante sugerir a indicação dos seus produtos ou serviços ao fim de todas as transações. Por isso, tenha um cartão de visitas à mão e mostre-se sempre disponível.

O mundo online

Ainda que seja uma das formas mais tradicionais de comunicação e não obrigatoriamente dependa de ferramentas para acontecer, o marketing boca a boca tem muito a ganhar com o mundo online, em especial com as redes sociais. Trata-se de uma tendência crescente entre revendedores e uma forma de fortalecer sua marca nesse meio.

Você já pensou em criar um perfil no Instagram para a sua marca de revendas? Essa é uma forma de deixar seus produtos mais conhecidos e fazer com que mais gente seja impactada por eles. De forma semelhante ao que acontece no mundo offline, em que um amigo indica um produto a outro, isso pode facilmente acontecer online, por meio da marcação em uma postagem no Instagram, por exemplo.

Aqui, também é possível se valer da estratégia de sorteios e brindes. Você já deve ter se deparado com publicações em que você é incentivado a seguir um perfil e marcar duas ou três pessoas para concorrer a um determinado produto, certo? Essa é mais uma forma de investir no “marketing boca a boca online”.

Outra estratégia diz respeito ao fornecimento de informações relevantes aos seus clientes. Blogs são uma boa alternativa para isso. Como a criação desse tipo de conteúdo envolve tempo e dinheiro, é importante checar se seu fornecedor conta com esse tipo de suporte.

Se sim, você pode encaminhar os links aos clientes, marcá-los em posts nas redes sociais e até mesmo tirar dúvidas que podem ser significativas para o fechamento de um negócio.

Todo mundo tem aquele amigo ou amiga que acaba influenciando as decisões de compra do grupo. Como vimos, trata-se da prática do marketing boca a boca, em que produtos e serviços são indicados a contatos próximos.

Você pode se beneficiar disso e até mesmo incentivar seus consumidores a serem embaixadores da sua marca. Ao seguir nossas dicas, seu negócio tem tudo para expandir e ser um sucesso cada vez maior!

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