A sobrevivência de todo tipo de negócio depende de uma pessoa: o cliente! De nada adianta ter um produto bom e de qualidade se o vendedor não souber manter um bom relacionamento com cliente.

É ele que, ao realizar a compra, permite, ao vendedor, renovar seu estoque e obter lucro com seu trabalho. Assim, não é exagero afirmar que o sucesso de uma carreira em vendas está diretamente ligado à forma como você vê e ao modo como se relaciona com seu cliente.

É preciso entender seus medos, antecipar-se aos seus desejos e, acima de tudo, saber mantê-los ou, como é comum dizer no mercado: é preciso saber fidelizá-los. Continue a leitura e saiba mais acerca do tema!

O que é fidelizar o cliente?

Fidelizar significa tornar o cliente fiel a você. Você deve ser a primeira pessoa a quem ele recorrerá sempre que precisar de um produto.

Assim, precisa ser a referência dele, não só para a compra, mas para tirar dúvidas sobre qual o melhor modelo e como utilizá-lo. Ou seja, deve ser mais que um vendedor, mas uma uma pessoa em quem confiar plenamente.

Como criar um bom relacionamento com cliente?

Um bom relacionamento com cliente começa como qualquer relacionamento na vida. É preciso cultivar alguns valores. Entenda, a seguir, quais são eles.

Honestidade

Cliente bom é aquele cliente que retorna. O consumidor que se sente enganado compra apenas uma vez e nunca mais volta a procurar o vendedor. Por isso, nunca troque a possibilidade de conquistar um cliente recorrente por uma venda superfaturada ou enganosa.

Se você não tem o produto que o cliente quer, não minta. Mostre as vantagens e semelhanças do seu produto, tente convencê-lo a comprá-lo pelo item que é, mas nunca o engane!

Também não superfature o produto. Você está apresentando um item e percebe que o cliente não tem a menor ideia do valor dele, assim, aproveita-se e cobra o dobro do que geralmente cobraria a outras pessoas.

Seu lucro, nessa venda, com certeza será maior, mas e se o cliente descobrir? Pronto! Basta um momento de “esperteza” para perder o consumidor para sempre.

Seja honesto e seus clientes retornarão.

Qualidade dos produtos e informação

Sempre ofereça produtos de qualidade. Lembra que cliente bom é aquele que retorna? Opte por revender produtos com que você também se identifica, de preferência, que também já tenha testado ou que conheça bem para passar confiança aos clientes.

Também não adianta ter um produto de qualidade nas mãos se você não souber como ressaltar seus benefícios e qualidades. Informe-se sempre e mostre-se disponível quando o cliente o procurar para solucionar dúvidas.

Disponibilidade

Esteja disponível. Claro que você não precisa ficar 24 horas por dia e 7 dias por semana respondendo a perguntas de clientes. Mas trate cada um de forma individualizada e com carinho. Responda às perguntas como em uma conversa entre amigos.

Nunca meça sua disponibilidade e cordialidade com clientes de acordo com a venda feita. Não existe venda pequena. Você pode ter um cliente que comprou R$ 500 apenas uma vez e nunca mais voltou e ter também um que compra apenas R$ 20, mas o faz todo mês. 

Esteja sempre disponível e seja cordial com os dois tipos. Um garante mais lucro, mas o outro traz estabilidade.

Compreensão de possíveis problemas financeiros

Seja compreensivo com os clientes que estejam com dificuldades financeiras e proponha outras formas de realizar a venda. Não corte um cliente de sua lista porque ele disse não ter dinheiro — diga que, no próximo mês, você entrará novamente em contato.

Mostre opções mais baratas, parcele, ofereça descontos na compra de mais produtos, faça chás de lingerie e organize promoções (para não ter prejuízos, saiba como organizar as finanças do seu novo negócio).

Como todo relacionamento humano, o relacionamento com cliente também é bem frágil. Nunca quebre o elo de confiança entre vocês e garanta, assim, uma relação bem produtiva (para ambos os lados) e duradoura.

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