Saber como abordar clientes é essencial para quem busca ser um revendedor de sucesso. O primeiro contato com o consumidor é fundamental para que as negociações ocorram da melhor forma possível. Boa comunicação, rapidez e perspicácia são elementos fundamentais para conquistar novas vendas.

Entretanto, algumas atitudes podem fazer a diferença durante o processo de abordagem. Pensando nisso, separamos quatro sugestões para ajudar você a conquistar novos públicos e se tornar um profissional de sucesso! Preparado para mudar de vida? Então, acompanhe as dicas:

Ser prestativo não significa ser exagerado

Com certeza você já deve ter passado pela seguinte situação: ao entrar em uma loja, o vendedor insiste em oferecer ajuda, apresenta mercadorias aleatoriamente, não sai do seu pé. E você fica sem graça e vai embora sem comprar nada. Esse é um bom exemplo de como não é ser prestativo. No português bem claro, podemos dizer que essa é uma atitude inconveniente e exagerada, totalmente prejudicial no universo das vendas.

Portanto, é primordial que o revendedor saiba como abordar novos clientes. Em vez de “forçar a barra” com atitudes nada acolhedoras, faça uma apresentação sucinta e eficaz: diga seu nome, comente sobre seu trabalho e faça uma breve demonstração sobre os produtos.

Diga que ficará à disposição para fazer uma visita e apresentar, com mais calma e privacidade, seu catálogo e demais serviços. Isto já é o suficiente para estabelecer um contato inicial.

Respeite o tempo do cliente

Cada cliente possui um tempo diferente. Alguns finalizam a compra no ato, outros querem pensar mais sobre os produtos e, há aqueles que acabam adquirindo a mercadoria meses depois do primeiro contato. Como bom revendedor, você precisa saber que atitudes como essas são perfeitamente normais no mundo dos negócios.

Sendo assim, não fique insistindo na compra imediata. Não faça inúmeras ligações, envie centenas de mensagens ou faça visitas se o cliente já sinalizou que precisa de tempo para decidir sobre seus produtos. Em vez de efetivar a venda, você poderá perder um possível consumidor. Pense nisso!

Não seja invasivo

Ser simpático não quer dizer ser intrometido. Procure evitar qualquer tipo de questionamento sobre a vida pessoal do seu cliente, não faça perguntas constrangedoras e não force uma possível amizade. Aja naturalmente, converse sobre o seu trabalho e seus produtos. Siga aquele famoso ditado: “não meta o bico onde não foi chamado”. 

Também é importante saber quais os lugares e horários adequados para visitar seus clientes. Converse com cada um, antecipadamente, e agende a visita de acordo com as necessidades individuais.

É sempre válido perguntar questões como “qual é o melhor momento para atendê-lo?” ou “posso passar em sua casa ou você prefere conferir meu catálogo durante o intervalo do trabalho?” etc.

Saiba reconhecer as necessidades do público

Para saber quais são os desejos do consumidor, você precisa traçar um perfil do seu público. Qual é a faixa etária dos clientes? A maioria é homem ou mulher? Em média, quanto o público está disposto a gastar com seus produtos?

A partir dessas respostas, você saberá como abordar clientes da melhor maneira possível. Não tenha medo de conhecer o consumidor! Essa é a melhor maneira de lidar com possíveis objeções, além de obter um background maior para convencê-los de efetivar a compra. Tenha certeza de dessa forma você terá mais chances de agradar a todos, cada um com suas particularidades.

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