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Você já parou para pensar que o preço de revenda dos seus produtos é a base do seu faturamento? Pois é, muitos pequenos empreendedores têm dificuldade de chegar a um valor que garanta a lucratividade do negócio.
Sabemos que essas questões de mercado podem ser bem complexas, principalmente para quem está começando. Por isso, preparamos este conteúdo com informações práticas para ajudar você a calcular o preço ideal de revenda e melhorar ainda mais o seu faturamento. Vamos lá?
Conceitos importantes para calcular o preço de revenda
Antes de falar sobre o cálculo do preço de revenda, é importante saber o que você deve incluir nessa conta. Confira!
Custos
Tudo o que é preciso gastar para que o produto esteja pronto para venda. Os custos podem ser classificados em:
- diretos — aquilo que você paga para adquirir o produto, somado aos impostos que recaem sobre ele. O valor da compra de produtos para revenda, o frete e os impostos (como ICMS) entram nessa categoria.
- indiretos — gastos que não têm a ver com o produto em si, como custos de armazenamento, venda, marketing e outros, incluindo as despesas administrativas. Aqui entram os custos para imprimir catálogos ou outras ações de divulgação dos seus produtos, a gasolina usada para ir até os clientes e assim por diante.
Margem de lucro
É o valor que você quer que sobre, depois do pagamento de todos os custos. Na hora de definir a margem de lucro, fique de olho nos preços que estão sendo cobrados no mercado, para manter um valor próximo (que não seja muito mais alto ou inferior demais).
Como definir o preço de revenda
Agora, você já sabe o que levar em conta para definir o preço dos seus produtos para revenda. Confira algumas dicas importantes para não se perder nesse processo.
Conheça o poder de compra do seu público
Seus clientes não podem pagar muito caro? Então, escolha produtos mais em conta. Além disso, fique de olho na margem de lucro, para que os preços caibam no bolso do seu público, sem prejudicar seu planejamento.
Analise seus custos
Para ter um negócio de sucesso, é importante que as vendas cubram seus gastos de operação. Calcule os custos fixos: aqueles que não mudam, independentemente de você vender muito ou pouco. Por exemplo:
- salários;
- custos administrativos;
- taxas bancárias e de cartões etc.
Veja também seus custos variáveis — para repor estoque, se locomover, embalar produtos etc. A soma de tudo vai dar uma boa noção dos gastos mensais e do quanto você precisa vender para não ter prejuízos.
Defina sua margem de lucro
Bom, ficar “no zero a zero” e somente cobrir os custos não é o objetivo, concorda? Então, é hora de definir sua margem de lucro. Esse é o valor que fica para você, depois do pagamento dos custos. É um número importante para garantir a saúde financeira do seu negócio e para que você alcance suas metas de vendas.
Deixe uma margem para descontos e promoções
As promoções e descontos são ótimas para atrair e fidelizar clientes. Mas se você fizer isso sem pensar, pode acabar comprometendo seu orçamento. Por isso, aposte em planejamento!
Uma boa dica é definir os objetivos de cada promoção — fidelização, queima de estoque, aumento das vendas etc. — e também deixar uma margem para os descontos. Aumente um pouco o valor de revenda, para poder diminuir o preço quando o cliente fizer compras maiores ou pagar à vista, por exemplo.
Aplique a fórmula correta para o cálculo
Sim! Existe uma fórmula bem fácil que ajuda no cálculo da revenda.
PV = CAM + ML
PV é o preço de venda; CAM, o custo de aquisição e ML, a margem de lucro.
Para encontrar o CAM, basta somar o preço unitário de compra (PUC) ao valor do frete e subtrair o ICMS.
CAM = PUC + Frete – ICMS
Calcular o preço de revenda é fundamental para o sucesso de seu negócio. Seguindo essas dicas, você vai enxergar mais claramente o que precisa fazer para melhorar seus resultados!
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