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No mundo dos negócios, muito tem se falado na importância do processo pós-venda. Porém, poucas empresas e vendedores sabem como fazer um pós-venda da maneira correta. Essa ação é uma atividade voltada ao relacionamento com o cliente após o consumo do produto.
Assegurar que seus clientes fizeram a escolha certa em optar pela sua mercadoria é a melhor forma de garantir, a longo prazo, novos pedidos e novas compras.
Pensando nisso, separamos cinco dicas para te ajudar a estabelecer um pós-venda de sucesso. Veja a seguir!
Seja disponível após a compra
Dúvidas poderão surgir após o processo de compra. Muitas delas podem ser em relação ao funcionamento do produto ofertado ou na execução do serviço contratado.
É muito importante que você esteja disponível para tirar todas as dúvidas do seu cliente. Com isso, ganhará mais confiança e credibilidade.
Ofereça seu número de contato profissional, e-mail, WhatsApp, Skype etc. Seja solícito e ágil para resolver qualquer problema.
Mantenha contato constante com o cliente
Mesmo que seu cliente não tenha lhe contatado após a compra, tome a iniciativa e entre em contato para saber como ele está se saindo com o produto.
Pergunte se ele gostou da compra, se a mercadoria satisfez todas as suas necessidades, se há algum comentário que ele gostaria de fazer para melhorar o produto ou o processo de venda etc. Dê atenção ao feedback do consumidor!
Sempre apresente novas opções de produtos
A partir dos interesses individuais de cada cliente, ofereça novas opções de compra sempre que possível. Se sua empresa está lançando um produto que atende às necessidades de seu cliente, por exemplo, avise-o sobre o lançamento.
Alerte sobre promoções e descontos especiais em determinados produtos. Ações promocionais podem despertar novas possibilidades de compra.
Faça ligações, envie e-mails, encaminhe mensagens e fotos dos produtos via WhatsApp etc. Saiba utilizar todos os recursos disponíveis para vender e fidelizar consumidores.
Mantenha um histórico atualizado sobre seus clientes
Além do telefone para contato, endereço de e-mail e redes sociais, é importante manter um histórico de cada cliente. Assim, você terá mais facilidade em descobrir as necessidades de maneira individual.
Para isso, a coleta de algumas informações é imprescindível, como idade, profissão, gênero, estado civil etc.
Com todos esses dados, você saberá os interesses de compra de cada um, atendendo-os de forma individualizada.
Seja ético
Um vendedor ético sabe atender de maneira séria e honra todos os compromissos citados anteriormente. Não despreza seus clientes, não mente, é atencioso, educado, prestativo, proativo e disponível.
Durante o pós-venda, não chateie seus clientes com informações irrelevantes, não exponha sua vida íntima e não insista em vender produtos ou serviços que seus clientes já deixaram claro que não necessitam no momento.
Um vendedor que não tem princípios éticos não é bem visto por ninguém. Nem pela empresa, nem pelos colegas de trabalho e muito menos pelos clientes.
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